torsdag 15. november 2012

Coisas que Aprendi com a gravidez - Ting jeg lærte med graviditeten

Hoje vou compartilhar com vocês algumas coisas que eu aprendi quando eu estava grávida e após o nascimento.
 

Primeiro de tudo, eu diria que as 39 semanas e meia antes do nascimento da minha filha, não foram muito agradáveis. Os primeiros quatro meses eu me senti bastante doente. Eu não comia quase nada (eu só comia fruta), mas nem todos os tipos! Parecia um pesadelo, quando me sentava para tomar o café da manhã, o cheiro da comida era insuportável!
Mas eu sei que todas essas coisas são normais, e eu li na internet sobre algumas mulheres falar sobre suas experiências.

Mas essas outras coisas que vou escrever abaixo eu nunca tinha ouvido antes.

  
I dag vil jeg dele med dere noen ting jeg har lært når jeg var gravid og etter fødselen.
Først av alt vil jeg si at de 39 og en halv uker før min datters fødsel var ikke så veldig fin. De første fire månedene jeg hadde nok sykdom. Jeg ville ikke spise nesten ingenting (Jeg spiste bare frukt), men ikke alle typer! Det virket som et mareritt når jeg satte meg ned for å spise frokost. Og lukten av mat unbearable!
Men jeg vet at alle disse tingene er normal, og jeg har lest på internett om noen kvinner fortelle om deres opplevelser.

Men disse andre tingene som jeg vil skrive nedenfor jeg aldri hadde hørt før.
O bebê sentado dentro da barriga (Babyen sitter inne magen)



Das várias vezes que fui ao médico para fazer o pré-natal,o médico bateu uma ultrasom para checar que tamanho estava a minha bebê e para surpresa,ela sempre estava do mesmo jeito:sentada! Então,na última vez que fomos para o médico,eu estava com 37 semanas e a bebê continuava na mesma posicão. Foi então que meu esposo e eu decidimos fazer cesariana. Se tivéssemos escolhido o parto normal,teria que ser feito primeiro passando o bumbum e as pernas do bebe,e isso eu nunca tinha ouvido falar antes.
Eu li muito sobre esse assunto. Vi que muitas outras mulheres passaram por essa mesma situacão.

"Na hora de nascer, cerca de 96 por cento dos bebês está nessa posição, chamada oficialmente de "apresentação cefálica". Os outros, porém, permanecem sentados até o fim, em "apresentação pélvica". Um estudo especulou recentemente que a tendência de ficar sentado no útero possa ser hereditária". 

Av flere ganger jeg gikk til legen for svangerskapskontroll, legen traff en ultralyd for å sjekke at størrelsen var min baby og til vår overraskelse, var hun alltid på samme måte: sittende! den siste gangen jeg dro til legen, var jeg på 37 uker og babyen var fortsatt i samme posisjon. Det var da min mann og jeg bestemte for å gjøre keisersnitt.
 
På tidspunktet for fødselen, circa av 96 prosent av barna som er i den posisjonen, offisielt kalt "cephalica presentasjon." Andre, derimot, forblir sittende til slutt, i "seteleie". En studie nylig spekulert i at trenden sitter i utero kan være arvelig.

Displasia da anca - hofteleddsdysplasi


O último dia com a almofada - Siste dagen med puten
Sem a almofada - Uten puten 14. november 2012
Displasia de anca -É uma condição onde há uma alteração no desenvolvimento do quadril do recém nascido que prejudica a estabilidade desta articulação. Isto é, o encaixe do fêmur (osso da coxa) na bacia não é firme, fazendo com que o quadril fique frouxo, instável, portanto displásico. Algumas vezes tão instável que já ao nascimento ocorre o desencaixe desta articulação (luxação congênita do quadril).

No controle da maternidade,no segundo dia de vida da minha filha,uma enfermeira a levou para o controle. E lá o médico bateu uma ultrasom e constatou que ela tinha displasia de anca.

Quando a enfermeira me explicou eu fiquei um pouco sem entender,pois era um assunto que eu nunca pensei que existia. Então,colocaram em Melissa uma almofada( aqui na Noruega se chama frejkas pute) como se fosse um macacão. Essa almofada teria que ser usada durante 4 meses. Foi muito triste ver a minha pequenina usando isso,mas era para a melhora dela,então tínhamos que usar! Tinha que se usar todos os dias. Só tirávamos quando iamos trocar a fralda ou dar banho.

Então, para a nossa alegria, Melissa ficou curada em menos de 2 meses. Eu quero e acredito que isso foi um milagre!

Meu esposo e eu tivemos muito cuidado com ela todo o tempo e até que Melissa está curada. Foi uma surpresa muito grande! Nunca irei esquecer disso!

Sou muito agradecida a Deus,aos médicos e aos familiares por toda a ajuda e compreensão!



Hofteleddsdysplasien- er en tilstand hvor det er en endring i utviklingen av den nyfødte hip som påvirker stabiliteten av artikulasjon. Det vil si, er tilpasning av femur (lårbeinet) i bassenget ikke fast, slik at hip blir løs, ustabil, derfor dysplastic. Noen ganger så ustabil som oppstår ved fødselen før sjøsetting joint (medfødt hip forvridning).

På sykehuset, på den andre dagen av min datters liv, tok en sykepleier henne til rutine kontrollen. Og der legen tok en ultralyd og fant ut at hun hadde hofteleddsdysplasi.

Når sykepleieren fortalte meg om det, jeg forsto litt, fordi det var et tema som jeg aldri trodde eksisterte. Og jeg trodde det var ikke så farlig. Deretter satte henne en pute på Melissa (her i Norge puten heter: frejkas pute) som en jumpsuit. Denne puten måtte brukes til 4 måneder. Det var veldig trist å se min lille bruke det, men det var bedre for henne, så vi måtte bruke! Hun måtte bruke hver dag. Bare vi tok av da vi skulle bytte bleier eller bade henne!

, til vår glede, ble Melissa helbredet før to måneder. Jeg vet og tror at det var et mirakel!

Min mann og jeg var veldig forsiktig med henne hele tiden og frem til Melissa er leget.
Jeg er veldig takknemlig til Gud, leger og familie for all hjelp.



Leia também (Les også)

Ser Mãe ( å være mor)

Agradecimento ( Takke)

Ingen kommentarer:

Legg inn en kommentar